sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

AGRADECIMENTO E RESPEITO II

Agradecimento e respeito. Sugeri isso há dois dias, aqui mesmo nesse blog, me referindo ao tratamento que os torcedores do Ceará deveriam nutrir em relação ao jogador Geraldo, que agora está vestindo a camisa do Fortaleza e até ostentando, na cabeça, trancinhas vermelhas, azuis e brancas. Natural. Já não podem mais ser pretas e brancas.

Hoje quero repetir a solicitação. Principalmente após ouvir as declarações feitas pelo presidente do Ceará, Evandro Leitão, durante entrevista coletiva à imprensa. Entre outras falas, disse o presidente alvinegro: "O Ceará não é o INSS para apoiar aposentados!". De muito mal gosto tal frase aqui, fora do contexto original; mas imaginem, então, o contexto próprio, quando o mandatário da agremiação esportiva, irritado, falou-a, referindo-se ao atleta que hoje conta com 37 anos.

Ora, idade do atleta à parte, fico mais uma vez refletindo que se soa como autêntico aquilo que dizemos em momentos de raiva, descontrolados, aborrecidos, portanto passionais, também agredimos de maneira incontornável pessoas não merecedoras de nossos desequilíbrios.

Insisto, então, como informei mais acima, na sugestão de que aprendamos a agradecer àqueles que nos deram muitas alegrias, durante muitos anos; além disso, continuo defendendo a ideia de que respeito pelas pessoas sempre é bom... e todo mundo gosta.

Numa época em que quase nada é motivo para muitos atos de violência, declarações irrefletidas de presidentes de clubes podem encaminhar torcedores a ações intempestivas e cuéis. Para tudo e para todos, "agradecimento" e "respeito" podem fazer a vida seguir em ritmo de paz.

Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário