sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

AGRADECIMENTO E RESPEITO II

Agradecimento e respeito. Sugeri isso há dois dias, aqui mesmo nesse blog, me referindo ao tratamento que os torcedores do Ceará deveriam nutrir em relação ao jogador Geraldo, que agora está vestindo a camisa do Fortaleza e até ostentando, na cabeça, trancinhas vermelhas, azuis e brancas. Natural. Já não podem mais ser pretas e brancas.

Hoje quero repetir a solicitação. Principalmente após ouvir as declarações feitas pelo presidente do Ceará, Evandro Leitão, durante entrevista coletiva à imprensa. Entre outras falas, disse o presidente alvinegro: "O Ceará não é o INSS para apoiar aposentados!". De muito mal gosto tal frase aqui, fora do contexto original; mas imaginem, então, o contexto próprio, quando o mandatário da agremiação esportiva, irritado, falou-a, referindo-se ao atleta que hoje conta com 37 anos.

Ora, idade do atleta à parte, fico mais uma vez refletindo que se soa como autêntico aquilo que dizemos em momentos de raiva, descontrolados, aborrecidos, portanto passionais, também agredimos de maneira incontornável pessoas não merecedoras de nossos desequilíbrios.

Insisto, então, como informei mais acima, na sugestão de que aprendamos a agradecer àqueles que nos deram muitas alegrias, durante muitos anos; além disso, continuo defendendo a ideia de que respeito pelas pessoas sempre é bom... e todo mundo gosta.

Numa época em que quase nada é motivo para muitos atos de violência, declarações irrefletidas de presidentes de clubes podem encaminhar torcedores a ações intempestivas e cuéis. Para tudo e para todos, "agradecimento" e "respeito" podem fazer a vida seguir em ritmo de paz.

Que assim seja!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

AGRADECIMENTO E RESPEITO

26 de janeiro de 2012


Agradecimento e respeito. Creio que deva ser assim a melhor maneira da torcida do "Ceará Sporting Club" receber, mais uma vez em nosso estado e em nossos estádios, a presença do meia Geraldo, atleta que tanto deu de si à família alvinegra.

Geraldo agora está vestindo a camisa do maior adversário do Vovó no estado, a do Fortaleza, o tricolor Leão do Pici. "Já é, torcedor alvinegro!" E que assim seja. O atleta é um cidadão que precisa trabalhar para suster a si e à família em todas as necessidades. Se conseguiu voltar a nossa terra por contrato com o Fortaleza, que assim seja.

O bom mesmo, de tudo, é que os torcedores de todas as equipes consigam ver bom futebol desenvolvido pelas doze agremiações disputantes da primeira divisão do campeonato cearense.

Então, que haja muitos gols! Que os goleiros mostrem sua competência fazendo excelentes defesas! Que os atletas de criação consigam conduzir o time no qual jogam ao ataque por meio de jogadas espetaculares, de encher os olhos de qualquer torcida! Que as defesas consigam realizar a árdua tarefa de dificultar aos adversários qualquer facilidade para a geração de gols contra si! Que as torcidas se respeitem nas arquibancadas e nas ruas, e nos bares, e nas praças, afinal o futebol é esporte para distração dos torcedores, não deve ser estopim para ações de conflitos. Quantos espetáculos não veremos se tudo funcionar assim?!

Quanto ao Geraldo, a torcida alvinegra deve sempre lembrar o quanto esse atleta contribuiu para a reconquista do campeonato cearense, depois de longo jejum alvinegro, além de ter sido um dos mais destacados jogadores nas campanhas do Ceará na passagem da série B para a série A do Campeonato Brasileiro.

Então, que a torcida do "Vozão do coração do meu povão" saiba ser grata a Geraldo por tudo quanto fez pela agremiação enquanto nela esteve; e que agora saiba respeitar o atleta que mudou de camisa, mas continua sendo um ser humano merecedor de respeito e admiração.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

AOS CÉSARES O QUE É DOS CÉSARES!

Ontem expus aqui a situação existente no cruzamento da Avenida Desembargador Gonzaga com as ruas Joãozito Arruda e Marechal Lott, no bairro Parque Iracema, para o qual se reclamava uma solução das autoridades competentes, no sentido de resolver os perigos de acidentes de trânsito, a cada dia mais possíveis.

Pois bem. Uma ROTATÓRIA está de fato sendo
construída ali (imagem ao lado) e sei que, além de mim, não somente os moradores da região, mas todos aqueles que fazem uso constante das citadas vias irão ficar sempre gratos pela obra, uma vez que servirá para dar mais ordem no trânsito, protegendo, assim, não somente os motoristas, mas principalmente os pedestres.

Acontece que também ontem comentei sobre duas determinadas faixas, com igual teor informativo, postas nas esquinas das ruas, dando um expressivo crédito ao senhor ROBERTO RIOS, supostamente a exata pessoa que conseguira junto às autoridades a obra para o local. Advoguei (e ainda advogo) que tal crédito não pode ser dado somente ao potencial candidato a vereador pelo bairro, uma vez que muitas outras pessoas - as quais pleitearam e pleiteiam tão somente melhores condições de vida para onde moram - também emprestaram à causa tempo e dedicação.

Não posso, entretanto, cometer injustiça. Hoje me chegaram às mãos documentos (veja-se o que anexamos mais acima) que apontam o senhor ROBERTO RIOS como mais um morador dessa região da cidade a contribuir com a aquisição da ROTATÓRIA para o cruzamento apontado. Pela contribuição, também agradeço, assim como agradeço a todos os anônimos conquistadores dessa obra importante para o trânsito do lugar.

Quanto às faixas... Bem, algumas horas depois de terem sido postas no lugar, foram "retiradas" por um cidadão que desceu de uma camionete em cuja porta se lia a identificação de um órgão público. O cidadão apenas retirou as faixas, afirmou que elas ali não poderiam ter sido postas, entrou novamente no carro e seguiu sua viagem.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

COISAS QUE ACONTECEM


Por conta de um olhar que não quer mais ficar em omissão, diante de tanta coisa que vê, eis que surge essa nova seção nesse blog. E começamos mostrando algo que deve interessar a muita gente.

O cruzamento da avenida Desembargador Gonzaga com as ruas Joãozito Arruda e Marechal Lott, no bairro Parque Iracema, há alguns anos carecia de uma solução de engenharia de trânsito, posto que o tráfego de veículos na região somente tem aumentado, gerando muitas situações de perigo de acidente, havendo mesmo já alguns ocorrido.

Pelo menos de seis anos para cá, período em que o empreendimento imobiliário Parque del Sol - complexo habitacional de condomínios com diversos apartamentos em diversos andares - tem realizado sucessivas entregas de imóveis a seus proprietários, muitos moradores vinham pedindo, junto à prefeitura e à AMC, por meios legais, uma ação de engenharia que resolvesse o problema de trânsito no local.

Eis que, do final de 2011 para esse começo de 2012, após várias e várias visitas de engenheiros da AMC para medições no lugar, surgiu a resposta legal: uma ROTATÓRIA para o cruzamento! Tenho certeza de que todos os moradores da região irão agradecer por verem seu pleito de tantos anos contemplado.

Pois veja, leitor, com atenção, a faixa acima. Hoje mesmo, pela manhã (enquanto se davam ainda os primeiros passos para a cosntrução da obra), ela foi posta exatamente no cruzamento da avenida e das ruas citadas mais acima, em dois locais bastante visíveis. Primeiro detalhe dela: a sugestão de que a obra foi liberada graças à ação de uma pessoa que se põe em destaque, ROBERTO RIOS; segundo detalhe: o verbo AGRADECEMOS indica que os moradores da área agradecem a ele por ter conseguido tal obra; terceiro detalhe: na parte inferior da faixa veem-se os indicativos de que se deve ainda agradecer à AMC (acredito que a essa se deve agradecer mesmo) e à prefeita da "Cidade Bela" - mas somente depois dos agradecimentos a ROBERTO RIOS e, se considerarmos a estrutura da faixa, de maneira menos intensa.

No meu modo de ver faltam, na faixa, os devidos agradecimentos a todos os moradores que, de alguma maneira, em visitas feitas aos órgãos públicos implicados na questão, portando documentos (solicitações, requerimentos, abaixo-assinados e/ou outros de igual função),
buscaram resolver o problema já chegando ao limite do insuportável, de tantos riscos que o trecho possibilitava tanto a pedestres quanto a motoristas de automotores.

Que seja bem-vinda a ROTATÓRIA. Que ela consiga resolver o problema de tráfego intenso de veículos na região indicada.

Mas não posso abrir mão de indicar um quarto detalhe: onde se localiza, na faixa, o número do processo indicativo de que ela teve autorização legal para ser posta ali? A ausência desse número indica que não houve a liberação / autorização para que a faixa fosse exposta.

Seria mais um caso de desrespeito ao espaço público ou apenas mais um ato de descumprimento da lei municipal que tenta impedir a poluição visual na cidade?