sábado, 13 de março de 2021

A todo instante

 

A todo instante

Por Chico Araujo

  

“Nesses dias tão estranhos...”, talvez por estar mais tempo em casa devido à necessidade mesma de nela ficar – acredito que posso contribuir com o bem-estar de todos se me ausentar das ruas e das aglomerações -, tenho vivenciado a necessidade de escrever não exatamente poemas ou ficções ou artigos acadêmicos, porém sobre algo que me é bastante caro: artes.

Pela proximidade, literatura e música são as de minha preferência aqui, embora possa me permitir falas sobre outras, uma vez que as artes “falam a nossas subjetividades”, nos tocam profundamente, embora esse tocar se dê de maneiras distintas. Mas aviso: o que porventura diga não terá o alcance de uma análise técnica sobre o objeto em foco. Não, aqui apenas quererei falar de expectativas minhas, as quais, quem sabe, poderão se encontrar com as suas... quando me ler.

Na data de hoje quero falar para vocês de uma música que foi composta em 2014, fruto da parceria de um poeta cearense – Chico Araujo – e um compositor vindo da Cidade Maravilhosa para esses nossos rincões do Ceará – Marcos Silva. Marcos tem excelente domínio do violão, tem muita proximidade com teclados, é intérprete e ainda arranjador musical.

A aproximação de ambos se deu no exato 2014, entre filhos, esposas, amigos, cervejas, churrasco e muita música, e desde lá a amizade que festejam só se fortalece, além de possibilitar novas e novas e novas parcerias musicais, muitas delas já registradas em álbuns do cantor Marcos Silva. No disco que levou a público em 2015, Ilustrações poéticas, Marcos Silva gravou quatro composições feitas em parceria com Chico Araujo. Dentre elas, está a canção “A todo instante”.

A letra de “A todo instante” originalmente é um poema escrito para Sulling Araujo. Atendendo a um pedido meu, Marcos se determinou a criar uma melodia que contemplasse a ideia básica do poema, qual seja a de destacar a importância da existência de minha esposa em minha vida. Mesmo havendo a necessidade de adaptações no poema para o “casar-se” com as linhas melódicas, “A todo instante” atendeu às expectativas e ainda, ficou com melodia leve, graciosa e ritmo bem agradável.

A letra de “A todo instante” está posta logo na sequência a esse meu breve texto. E está cifrada. Não sei exatamente dizer o porquê disso, mas tenho a impressão de que será cativado pela música, cujo clipe, mais uma obra do parceiro Marcos Silva, se vê a partir de link disponibilizado.

Desejo prazerosos momentos de audição e aprendizado.

Abraços.

 

       

A todo instante (Chico Araujo – Marcos Silva)

  

Introd: F7M  F#°  C7M  G/B    A7  D7/9   G7

 

C7M       G/B              Am7     Am7/G 

toda manhã quando o sol se abre

          F7M              F#º  

sobre a cidade seu olhar desperta

G7           C7M      G7   

mais um belo dia

C7M       G/B              Am7     Am7/G 

toda manhã enquanto a vida vai

          F7M              F#º  

é seu sorriso lindo que me entrega

G7           C7M      C7   

nova alegria

 

       F7M                     F#°              C7M    G/B    A7 
torna leve meu caminho torna claro meu destino bom estar com ela...

         D7/9                                          G7

a todo instante a cada dia a toda hora em todo ato em toda ocasião

 

C7M       G/B              Am7     Am7/G 

pela manhã, ao cair da tarde

          F7M              F#º     G7      C7M     G7  

na certeza da noite na leveza     da madrugada

 

               C7M  G/B              Am7     Am7/G 

porque quando a vejo o que me chega é paz

                    F7M                 F#º  

seu carinho é só ternura e se estou com ela

        G7     C7M

sempre peço mais

 

 

Refrão (solo)

 


A todo instante (Clipe)

 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1738382916470316&id=100008958723876&sfnsn=wiwspwa



Nenhum comentário:

Postar um comentário